Tecnologias de Fabrico Aditivo Impressão Tridimensional - Prototipagem Rápida 

 

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.
 

Promovemos soluções efetivas e funcionais 

SLS – SINTERIZAÇÃO SELETIVA POR LASER DE PLÁSTICOS

Impressão Tridimensional - PolyJetTM

FDM – Fused Deposition Modeling

Sinterização Seletiva por Laser de plásticos (SLS)

A tecnologia SLS permite a criação de um objeto tridimensional a partir de um ficheiro CAD 3D, construindo o modelo físico através de um processo aditivo de consolidação (sinterização) de poliamida em pó.

Partindo de um ficheiro CAD-3D, em formato STL, este é virtualmente seccionado transversalmente em camadas, através do próprio software da máquina, podendo cada camada variar tipicamente entre 0.08 e 0.12 mm de espessura. O material em pó é consolidado por sinterização no interior da câmara de processamento, em ambiente inerte e termicamente controlado, através do varrimento de um feixe de laser de CO2. Este varrimento promove a solidificação das áreas correspondentes ao corte transversal da geometria a construir, em cada uma das secções efetuadas previamente pelo software. A sucessiva acumulação de camadas de pó, contendo cada uma, uma secção da peça solidificada, resulta num modelo tridimensional sólido em poliamida, envolto por um volume de pó solto (não processado pelo laser). Visto toda a área de construção ser coberta por pó, não existe a necessidade de construir suportes nos modelos (cama) nesta tecnologia.

Devido às propriedades intrínsecas do material utilizado (poliamida), os protótipos assim obtidos possuem excelente resistência mecânica e flexibilidade, sendo apropriados para modelos funcionais. Devido às grandes dimensões da câmara de processamento e à possibilidade de ajuste da espessura de camada, modelos de grandes dimensões são mais adequados a esta tecnologia, sob o ponto de vista custo/prazo de resposta.

 

 

Acabamentos

Os protótipos podem ser pintados, impermeabilizados e colados. Antes da pintura na cor desejada é colocado um primário para eliminar a porosidade e irregularidades superficiais, conferindo aos modelos um aspeto limpo e suave.

Em situações em que o tamanho do(s) modelo(s) excede(m) a área útil de construção da máquina, o modelo virtual em CAD será previamente “cortado” em partes. Estas por sua vez, serão processadas separadamente, sendo posteriormente coladas por forma a criar a geometria completa pretendida.

Volume útil de construção

381 x 330 x 457 mm.

Esta área foi alvo de investimentos no âmbito do projeto CTF Infra2009 apoiado pelo Mais Centro:

   

Contactos

Zona Industrial do Casal da Lebre
Rua da Espanha, Lote 8
2430-028 Marinha Grande

Telefone: (+351) 244 545 600

Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadas GPS:  39° 43' 14.8074" N   |   -8° 55' 52.9998" W