Tecnologias de Fabrico Aditivo Impressão Tridimensional - Prototipagem Rápida 

 

Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2011 JoomlaWorks Ltd.
 

Promovemos soluções efetivas e funcionais 

SLSP – SINTERIZAÇÃO SELETIVA POR LASER DE PLÁSTICOS

Impressão Tridimensional - PolyJetTM

FDM – Fused Deposition Modeling

Impressão tridimensional PolyJetTM

A tecnologia de impressão tridimensional PolyJetTM, é um dos mais recentes saltos tecnológicos em termos de hardware para prototipagem rápida. Fruto do desenvolvimento realizado por uma empresa Israelita (Objet Geometries), esta máquina (Eden 330) é a segunda e mais recente geração de uma tecnologia que conta já com alguns anos de enorme sucesso no mercado, representando uma aproximação mais real de um “equipamento de impressão tridimensional de escritório”.

A tecnologia PolyJetTM, permite construir rapidamente um modelo físico com elevado detalhe e rigor dimensional, a partir de um desenho CAD-3D, construindo-o através de um processo aditivo de camadas de resina acrílica fotopolimerizável, sem necessidade de qualquer tipo de pós-processamento.
Partindo de um ficheiro CAD-3D, em formato STL, este é virtualmente seccionado transversalmente em camadas de 16µm de espessura, através de software próprio da máquina. Uma cabeça de impressão, constituída por centenas de micro-difusores, injeta uma camada de 20µm de resina sobre a plataforma de construção (com uma definição de 600x600x1600dpi), apenas nas áreas correspondentes ao perfil do corte transversal efetuado previamente, deixando a área restante da bancada isenta de resina. A resina é consolidada (polimerizada) por ação de radiação ultravioleta, durante o próprio processo de injeção, sendo cada camada retificada a 16µm por passagem de um cilindro logo após a deposição desta. A adição repetida de camadas de resina e a sua solidificação pela presença de radiação UV, resulta na obtenção de um modelo tridimensional sólido em acrílico. Visto toda a área de construção estar isenta de material no início da construção, é necessário produzir uma estrutura de suporte do modelo, por forma a evitar o seu colapso durante a construção. Uma resina de suporte solúvel em água, é injetada em simultâneo com a resina acrílica do modelo, criando uma “cama” de suporte.

APLICAÇÕES

– devido às capacidades intrínsecas da tecnologia, os protótipos assim obtidos possuem um excelente acabamento superficial, detalhe e rigor dimensional, sendo indicados para modelos visuais. A utilização deste tipo de tecnologia para a obtenção de masters para processos indiretos de conversão é, graças à sua qualidade de acabamento e velocidade de excussão, uma aplicação de elevado potencial.

 

 

ACABAMENTOS

- Os protótipos produzidos têm por inerência da tecnologia, um excelente detalhe e qualidade superficial de acabamento, como fabricados. No entanto, todo o tipo de pinturas, tingimento e revestimentos são passíveis de aplicação, resultando daqui excelentes modelos visuais ou masters para processos de conversão indiretos (moldes em silicone, resina epoxy, etc.).Em situações em que o tamanho do(s) modelo(s) excede(m) a área útil de construção da máquina, o modelo virtual em CAD será seccionado em partes que serão processadas separadamente, sendo posteriormente coladas por forma a criar a geometria completa pretendida.

Volume útil de construção

Máquina Eden330 é de 300X300X200 mm

Filme demonstrativo da tecnologia PolyJetTM

Terminando a construção, é apenas necessário remover a resina de suporte através de uma simples lavagem, ficando o modelo apto para ser entregue ao cliente. A cura da resina é realizada inteiramente durante o processo de produção dos modelos, pelo que o processo não carece de pós-cura do material.

   

Contactos

Zona Industrial do Casal da Lebre
Rua da Espanha, Lote 8
2430-028 Marinha Grande

Telefone: (+351) 244 545 600

Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadas GPS:  39° 43' 14.8074" N   |   -8° 55' 52.9998" W