SIFIDE - Incentivos fiscais à I&D  sifide


Os investimentos que fez hoje podem reduzir-lhe o IRC já!

A aposta em I&D (Investigação e Desenvolvimento) é uma aposta ganha à partida. E não é necessário esperar pelos resultados finais. Mediante a certificação desses investimentos, pode começar já a beneficiar, aproveitando os incentivos fiscais criados para a sua empresa.
Como o espaço económico europeu é cada vez mais um só mercado, o número de empresas com as quais temos de competir é cada vez maior e a diferenciação é mais difícil. Por isso, todos os investimentos que sejam realizados em I&D, representam o fortalecimento da posição competitiva da sua empresa e do país. Estes incentivos fiscais destinam-se a premiar, no presente, a sua visão de futuro.

O processo de candidatura tem início com o preenchimento e submissão do formulário eletrónico mediante registo prévio no site do SIFIDE.
Devem ser anexados, em formato eletrónico, os seguintes documentos:

  • Balancetes relativos aos centros de custo dos projetos, do departamento de I&D ou da empresa que ilustrem da melhor maneira as atividades de I&D realizadas no ano em referência;
  • Relatório de Gestão e Contas do ano em referência;
  • Cópia da declaração de IRC completa do ano em referência (se não disponível à data da candidatura, submeter logo que possível).

Esta documentação deverá comprovar e identificar as despesas realizadas em termos de I&D. Nos termos da Lei nº40/2005 de 3 de agosto, artigo 7º as despesas e as deduções deverão ser mencionadas no anexo ao balanço e à demonstração de resultados relativa ao exercício em que se efetuam.

Concluído o preenchimento do formulário de candidatura, que poderá ser feito de forma faseada, o promotor receberá uma mensagem por e-mail contendo em anexo uma versão para impressão do respetivo formulário de candidatura.

A formalização da candidatura será efetivada após o envio por correio do respetivo formulário ao cuidado da:

Comissão Certificadora do SIFIDE
Campus do INETI Edifício O, 1.º Andar
Estrada do Paço do Lumiar
1649-038 Lisboa

Este formulário deve ser rubricado em todas as páginas e acompanhado dos seguintes documentos, devidamente assinados e em folha timbrada:

  1. Declaração Anexa à Declaração Periódica de IRC;
  2. Pedido de Declaração Certificadora da Efetiva Realização de Atividades de I&D.

As candidaturas devem ser apresentadas durante o ano seguinte ao do exercício, preferencialmente no primeiro semestre.

Quando solicitada informação referente à candidatura a empresa tem o prazo de dez dias para apresentação da mesma ao Secretariado SIFIDE.

Contactos

Zona Industrial do Casal da Lebre
Rua da Espanha, Lote 8
2430-028 Marinha Grande

Telefone: (+351) 244 545 600

Geral: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Coordenadas GPS:  39° 43' 14.8074" N   |   -8° 55' 52.9998" W